Detran Espírito Santo IPVA

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ao contrário do que uma grande maioria pensa, é um imposto cobrado pelo município, por isso cerca de 50% do valor arrecadado fica dentro do município, sendo convertido em vias asfálticas e também em manutenção das vias já existentes. Por ser um imposto de pagamento obrigatório o proprietário do veículo não consegue emitir um novo documento sem pagar o IPVA.

Pagamento IPVA 2014

Os pagamentos são sempre feitos em agências bancárias, porém o contribuinte pode escolher outros locais para pagar. Sua emissão também pode ser feita de duas formas, a forma mais simples é com certeza através da internet pois a facilidade para a emissão é tremenda. A outra forma de adquirir sua fatura é seguir até a Secretária da Fazenda de sua cidade, sendo preciso apenas oferecer o documento de seu veículo para que os atendentes lhe emitam sua via para pagamento.

Entre os impostos cobrados para a renovação de um documento, o IPVA é considerado o mais barato, por isso uma dica é que o contribuinte procure pagar esse IPVA adiantado. Alguns estados cobrão o IPVA antes de outros impostos, como no caso do licenciamento e seguro obrigatório, por isso é preciso ficar atento as datas para que não pague juros de seus documentos.

Aplicação de Datas

Todos os anos são lançados um calendário para pagamento do IPVA, essas datas para pagamento são distribuídas conforme o número final de cada placa. Como dito acima, alguns estados cobrão o IPVA antes dos outros impostos, por isso deve se ficar atento ao calendário de pagamento.

Uma dica interessante é que você faça uma pesquisa no site do Detran Espírito Santo, ou no site do Ministério da Fazenda de seu estado. Esses dois sites sempre oferecem a opção para consulta de IPVA, sendo uma boa saída para não perder a data de pagamento do imposto.

O calendário pode ser visto junto ao site oficial da Secretária da Fazenda do estado do Espirito Santo, lembrando que a tabela é apresentada durante o inicio do ano.

 

Leave a comment

Filed under Dicas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s